Mountainboards - Vários tipos e formas

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Mountainboards - Vários tipos e formas

Mensagem  Davids em Sab Jun 27, 2009 11:41 am



As Mountainboards existem de todas as formas, tamanhos e cores, com diferentes tipos de trucks, pneus, jantes footstraps. Se estas a pensar em começar a fazer Mountainboard ou Kiteboard ou fazer um upgrade a tua board espero que este manual te possa ser util.

O Mountainboard ou Kiteboard, é um desporto potencialmente perigoso para ti e para os que estão a tua volta. Dai que seja essencial que tu uses as protecções adequadas como minimo a utilização do capaçete (o mesmo deve ter certificação CE), protecções para os cotovelos e joelhos. Para o downhill, uma luvas com protecções para os punhos e palma das mãos (eu recomendo a utilização das mesmas luvas com Kite, mas tambem sei que é praticamente impossivel manobrar o kite com as protecções das mãos. Não é o caso portugues, mas a existencia de um seguro é de recomendar. Dependendo de que tipo de actividades vais fazer e do orçamento disponivel, tambêm se deve usar calçoes de protecção, assim como uma protecção ao nivel do corpo(body armour)


É essencial que a tua board esteja em bom estado de conservação, que não existem parafusos soltos, que os eixos estão em condições, que as jantes estão bem fixas, que a pressão dos pneus está Ok (voltaremos a este assunto mais tarde), e que não existe nada partido no Deck e em nenhum dos seus componentes (trucks rachados). Dependendo do do nivel da tua board (preço), assim está relacionado com a qualidade dos materiais a serem utilizados , trucks, jantes, pneus, footstraps,…


Qual a board a escolher?


O tamanho da board é importante e está dependente da utilização que lhe queres dar e da experiencia do rider.


Se estas a pensar fazer mountainboard-freestyle, deves estar a pensar numa board com o deck mais pequeno (ex. MBS Comp 6, Scrub pro 90) e para andar um tamanho maior, que te dará maior estabilidade.


O teu peso vai influenciar a flexibilidade do Deck, então se és grande e pesado, escolhe um deck mais robusto (ex: Trampa custom deck, Scrub Regolith, MBS Comp 26).


Tipo de Deck


Depende de quanto queres gastar, os deck’s de madeira laminada, são provavelmente os mais baratos, e provavelmente mais pesados. A sua flexibilidade esta dependente do numero de camadas e do tamanho do deck, mas tambem são mais frageis, partindo e criando falhas na madeira com maior facilidade.


Os decks de madeira e outros compostos, são da escala media de preço, leves, e a sua flexibilidade esta dependente do numero de camadas que foi utilizada na sua construção e não tanto no tamanho. É mais resistente que as boards de madeira.


Os decks de materiais compostos(sem madeiras), são bastante mais caras, mais leves (em alguns casos) e a sua flexibilidade esta dependente do numero de camadas de material, que foi utilizado na sua construção. São mais resistente e duradouras que todas as outras.



O formato do Deck!


O formato do deck, é uma questão de gosto, mas existem um grupo de factores que pode influenciar a tua escolha.


Se vais utilizar ou vais fazer um upgrade para Channel Trucks, deves ter em conta que a curvatura do tail da board deve ter aproximadamente 35º, porque o truck colocado neste angulo proporciona uma optimização da direcção.



Trucks


Tipos diferentes para diferentes usos e niveis de experiencia (em nenhuma ordem especial)


Skate Trucks


Leves, simples de manter e de ajustar, ideais para iniciados, crianças, freestyle (podem partir com as aterragens mais abruptas), mais baratos, são mais dados a Speed wobble.


Scrub Channel Trucks


Mais resistente do que os Skate trucks, mas mais pesados (mais leves que os MBS Matrix). Tres posições de ajuste e configuração, mais estavel (mais resistente a speed wobble. Indicado para riders mais pesados. Pode-se utilizar com os travões da scrub, mas deve-se utilizar jantes de 5 raios com o travão).


MBS Matrix Channel trucks

Resistente , leves, completamente configuraveis, estaveis, muito bom aspecto, é por norma o truck utilizado pelos pros. Pode ser utilizado o sistema de travagem da MBS.



Kitedeck Revolutions


Desenhado para a utilização com Kite, são leves , o corpo do truck está praticamente selado, dai que tenha uma manutenção facil . De facil ajuste, vem em diferentes cores ao gosto do rider.




Ground industries Bionics


Versateis, resistentes, estaveis, a forma de andar pode ser alterada, bastando para isso mudar as borrachas.


Qualquer que seja o tipo de truck que venhas adquirir, é sempre importante que saibas manter, e que saibas quando deves fazer as substituições do material gasto (borrachas, molas, rolamentos, parafusos…




Jantes e Pneus


Todas as Mountainboards novas, veem de serie com o conjunto completo das rodas que inclui, rolamentos, espaçadores, pneus, camara de ar, e claro a jante. Geralmente as jantes são compostas de duas partes para que se possa mudar uma camara de ar, um pneu. Para tal basta desapertar os parafusos da jante. Não tentes retirar o pneu de outra maneira, pois o mais certo é partir a jante.


Pode-se sempre fazer um upgrade para jantes mais leves, como as jantes da Manhick em aluminio, mas tens sempre que mudar os rolamentos e os espaçadores. Para jantes que suportam qualquer tipo de pneu, basta ver as jantes utilizadas nos modelos com Primo Striker (suportam pneus 8, 9 e 10 polegadas). Para pneus e jantes mais leves, ver os MBS Rockstar e os pneus MBS T1.


Pode-se sempre mudar os pneus para diferentes rastos, tamanhos e cores (mas deve-se sempre verificar se as jantes suportam esses pneus).


Um simples guia para a pressão dos pneus indicada, é defenida por com qual dedo consegues pressionar o pneu (isto foi me dito por um Top rider de mountainboard, o que me mereçe alguma credebilidade).


- Dedo do meio – Soft (menos do que 20 Psi)

- Dedo indicador – medium (20-40 Psi)

- Dedo polegar – hard (40-60 Psi)


A baixa pressão é indicada para iniciados, tem menos velocidade e mais aderencia, é bom tambem para terrenos moles.


Se achas que necessitas de mais velocidade, deves aumentar a pressão nos pneus (nas jantes da manhick, tambem deves aumentar a pressão dos pneus, caso contrario corres o risco de danificar a jante.

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Re: Mountainboards - Vários tipos e formas

Mensagem  skateiscool em Sab Jun 27, 2009 1:20 pm

onde se pode comprar disto em pt? acredito que fique bem mais caro que um skate comum cat
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Re: Mountainboards - Vários tipos e formas

Mensagem  Davids em Seg Jun 29, 2009 10:58 am

skateiscool escreveu:onde se pode comprar disto em pt? acredito que fique bem mais caro que um skate comum cat

Sim existe, mas como não é um desporto muito divulgado, ainda não existe muitos pontos de compra. E sim é bem mais caro =p

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Re: Mountainboards - Vários tipos e formas

Mensagem  Joana em Seg Jun 29, 2009 12:18 pm

Temos aqui um mountainboard MBS em segunda mão para vender. Mas de facto é um bicho caro... mesmo em 2ª mão...

Também podes falar com o pessoal da Amadora, que tem a Trampa, mas esses então parece que são mesmo o top.

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